Firebird Nation banner
1 - 20 of 227 Posts

GaryDoug

· Ramblin' Wreck
2001 Trans Am WS6
6,066 Posts
Acabei de comprar um PCM Formula 1994 usado por $53 e vou usá-lo para tentar fazer um aplicativo de digitalização OBD1. De acordo com meu clone Tech2, está funcionando. Posso usá-lo com um sniffer de dados para ver como ele solicita os dados. Experimente o Freescan também.

Para que conste, o cara tem outro à venda pelo mesmo preço, caso alguém precise de uma peça sobressalente: Perdão pela interrupção...
Não tenho certeza se é um Pontiac ou Camaro, sem o VIN.

EDITADO POR ADMIN - Este tópico descreve o desenvolvimento do SCAN9495. Este software está disponível para download gratuito e fará a varredura dos sistemas PCM, ABS e SRS (airbag). Gary também encontrou fontes para cabos prontos e interface D-I-Y (basta comprar componentes chineses prontos, eles geralmente são lixo). Vale a pena ler todo o tópico para ver como ele foi desenvolvido, as várias atualizações e as soluções para problemas de interface que algumas pessoas encontraram (e Gary resolveu) com vários sistemas operacionais de PC. Para quem tem pressa, aqui está o link para o software, manual do usuário, etc.

http://www.mediafire.com/?0elo4c935uc5s#gonkz3785ph7o

Boa sorte, mantenham-nos todos informados ao longo do caminho
Image
Image

Discussion starter · #3 ·
Muitas distrações por um tempo, mas agora passei da primeira etapa, obtendo uma plataforma para usar. Aqui está uma foto de um adaptador OBD1 mínimo que você pode fazer sozinho. Nada de novo aqui. Eu roubei este da web e fiz com peças que eu já tinha. Funciona muito bem com Freescan e Datamaster (que eu mantenho em um PC antigo restaurável para uso perpétuo...) no PCM 94 de um Z28. Não tenho certeza de como eles funcionam em um PC mais novo usando um adaptador USB-para-porta serial. Um está encomendado, então vou descobrir.

Attachments

Se você gosta do que Gary está fazendo, clique no "+" no canto inferior direito de suas postagens. Não consigo acreditar que ele não está no topo da lista com o enorme esforço que ele dedica a este site. Sua ajuda é inestimável. Precisamos mostrar o quanto apreciamos seu trabalho!

Aqui estão algumas informações sobre a verificação OBD1 que eu uso para usar o win ALDL;

http://winaldl.joby.se/

É provavelmente desatualizado em comparação com o que existe hoje. O maior problema é encontrar um laptop funcional que tenha uma porta serial antiga hoje em dia.
Image

• Like
Reactions: firebird_madness
Discussion starter · #8 ·
Enquanto estou aprendendo, algo como o winALDL é bom para os carros mais antigos com taxa de 160 baud (principalmente dos anos 80 e algumas picapes e vans do início dos anos 90). Os aplicativos Freescan e Datamaster são bons para uma gama limitada dos carros mais recentes com 8192 baud (93-95). E sim, eles eram originalmente apenas para PCs com uma porta serial de hardware. Os novos PCs podem ter um adaptador USB-para-serial, mas isso não é hardware e os programas mais antigos não funcionarão, a menos que sejam reescritos para isso. Descobrirei em breve quando receber os adaptadores. Também nos carros de 160 baud, acho que isso envolve apenas a leitura dos sinais da ECM e não a interação de forma alguma com ela, como nos carros de 8192. Notei que as interfaces para aplicativos de 160 baud como winALDL só têm o circuito de recebimento e não o circuito de transmissão.

Obrigado a todos, especialmente Fred.

E sim, eu ainda estou usando VB.net (é grátis ;-)

Aliás, encontrei uma fonte bastante boa para os pinos do conector ECM OBD1 e outras partes dos conectores, caso alguém precise deles. http://www.mouser.co...1z0zlezZ1yzmtn6

• Like
Reactions: Injuneer
Você está correto, o winaldl é somente leitura, a única maneira de programar o ecm nos carros dos anos 80 era usar um ecm 7747 ou similar e instalar um dispositivo de programação. No meu vette 84 e 85, eu tive que usar um Prominator (eles não fabricam mais), mas você poderia armazenar até três configurações nele. thirdgen tem muitas informações boas sobre a programação dos ecms mais antigos.

• Like
Reactions: firebird_madness
Se você gosta do que Gary está fazendo, clique no "+" no canto inferior direito de suas postagens. Não consigo acreditar que ele não está no topo da lista com o enorme esforço que ele dedica a este site. Sua ajuda é inestimável. Precisamos mostrar o quanto apreciamos seu trabalho!
Eu concordo totalmente com isso, Fred. Você e Gary se esforçam ao máximo para garantir que nenhuma pedra seja deixada de fora quando se trata de ajuda da 4ª geração. Muito bom ponto!

Obrigado Gary por dedicar todo esse tempo que você está gastando neste programa do qual todos nós, proprietários da Gen 4, vamos nos beneficiar.

Discussion starter · #12 ·
Atualização: Encomendados 4 adaptadores de porta USB-para_Serial, recebidos 3 até agora. Apenas um funcionará com o Freescan. É um modelo Sabrent CB-FT1K, que possui o chip FDTI. Esse dispositivo IC é bem reconhecido como confiável e bem documentado, especialmente para suportar taxas de transmissão não-pc como 8192K. Qualquer pessoa que queira usar o circuito DIY com um PC mais novo e uma porta USB deve procurar um adaptador que diga que possui o chip FTDI. Aqui está o Sabrent: http://www.amazon.com/Sabrent-ADAPTER-THUMBSCREWS-CONNECTORS-CB-FT1K/dp/B0085IZN88/ref=pd_sxp_f_pt Os outros dois dispositivos foram o Trendnet TU-S9 e um produto chinês sem nome. Ambos os dispositivos usam o chip Prolific e não funcionam com o Freescan. No momento, estou usando o dispositivo Sabrent com meu circuito DIY de 2 transistores (mencionado acima) em um PC Windows 7 executando o Freescan e conectado ao PCM 94 Z28 e estou obtendo bons dados. O custo total até agora é de US$ 13 para o adaptador Sabrent e cerca de US$ 10 a US$ 15 para o circuito de interface. Agora que posso usar o PC mais novo, posso começar mais facilmente a desenvolver meu próprio programa (talvez?).

Discussion starter · #13 ·
Atualização: Agora tenho a capacidade de solicitar e receber dados seletivos do PCM 94 Formula. É um longo fluxo de dados. Só preciso sincronizá-lo para que possa ser automatizado e mais utilizável.

Atualização: Fiz um pouco mais. É um layout de tela básico nesta fase. O aplicativo está rodando na caixa verde. Eu só quero ter certeza de que vai funcionar primeiro antes de limpá-lo e ocultar a janela de status. Ele tem a capacidade de recuperar todos os DTCs atuais e adicionar descrições curtas; e para redefini-los todos. Também possui alguns parâmetros do motor para monitorar (muitos e muitos mais para adicionar mais tarde). O PCM 94 Formula que estou usando está conectado a quase nada, então a maioria das leituras são zeros por enquanto. Pode precisar de alguma ajuda de vocês para descobrir os significados de alguns desses termos OBD1 (como, o que são BLMs?). Além disso, preciso de uma pessoa cobaia para testar isso em um carro de verdade. Os parâmetros são apenas para F-body 94-95, mas tenho muitos dados para outros carros que podem ser incorporados eventualmente.

Attachments

Os BLM são explicados no meu guia de scanner online (obtenha-o rapidamente antes que o site desapareça):

http://www.injuneer.com/ScanMast.html

Em resumo:

Fluxo de combustível em massa = (fluxo de ar em massa) x (1/relação A/F alvo) x (INT/128) x (BLM/128)

• Like
Reactions: GaryDoug
Discussion starter · #17 ·
Atualização: Recebi mais dois dispositivos adaptadores USB para porta serial esta semana. Este, Viewcon USB-VE487, funciona bem para o software OBD1 e possui o chipset FTDI: http://www.amazon.com/gp/product/B006PIU2KO/ref=oh_details_o01_s00_i02?ie=UTF8&psc=1 Este, PTC pnB001-0056, não funciona e possui o chipset Prolific: http://www.amazon.com/gp/product/B003TYCHIC/ref=oh_details_o00_i00?ie=UTF8&psc=1 Observe que as descrições dos produtos são quase idênticas, no entanto, apenas o Viewcon possui o chip FTDI e funciona com o software OBD1, não importa o que digam as avaliações dos usuários. Resumindo, compre apenas aqueles que anunciam especificamente que usam o chipset FTDI. Evidentemente, apenas o dispositivo FTDI tem a capacidade de definir a taxa de transmissão de comunicação incomum usada pelo OBD1.

• Like
Reactions: 1993TransAm
Atualização: Todos os dados estão agora à mão e é apenas uma questão de gastar tempo inserindo todos os números. Deve ser bastante extenso para um aplicativo gratuito, muito mais do que o Freescan oferece. Poderia fazer alguns modelos V6 também, dado o tempo, já que acho que tenho todas as definições.

Attachments

Eu já disse isso antes e vou dizer de novo... Gary = incrível

• Like
Reactions: GaryDoug
Discussion starter · #20 ·
Esta pergunta é para Fred ou qualquer pessoa que conheça o sensor de detonação 94 LT1. O PCM tem flags disponíveis para uma falha DTC 43 que adicionam alguns detalhes: 43a, 43c e 43d. Consegui determinar que 43c é para um circuito aberto (5v constante no terminal) e 43d é para um circuito em curto (0vdc no terminal). Não consigo descobrir uma explicação para o 43a (talvez intermitente??). Em condições "normais" sem código definido, todos os três subcódigos estão desligados. Alguém sabe o que o subcódigo DTC 43a está nos dizendo?

1 - 20 of 227 Posts